Saúde









O corpo humano é composto por 60% de água. Normalmente, os médicos recomendam que bebamos pelo menos dois litros de água por dia. Somente por estas duas razões, dá para perceber  o quanto a agua é importante. E, dentre todos os órgãos que necessitam de hidratação, o maior deles, a pele, também sente, e muito, a sua falta.


A pele é recoberta por um manto hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e diversos tipos de microorganismos, desempenhando uma função de barreira e proteção. Portanto, é fundamental conhecer os benefícios da água para manter a saúde da pele.

Importância de se beber água para a pele
Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro, através do uso de produtos hidratantes, e também de dentro para fora, através da ingestão de muita agua. O consumo de dois litros de água por dia é fundamental para manter o equilíbrio do metabolismo do organismo. Ao respirar normalmente, uma pessoa gasta cerca de 500 mililitros de água por dia, e a sua ingestão é importante para que todos os órgãos funcionem sem problemas.

Banho em excesso faz mal a pele
Quando tomamos banho, removemos parte do manto hidrolipídico e, portanto, removemos a proteção natural da nossa pele, causando o seu ressecamento.

Como tomar banho corretamente
Tomar banho corretamente e pequenas mudanças de hábito fazem toda a diferença. Banhos muito quentes e prolongados, esfregar a pele com a esponja, uso de sabonetes e shampoos a base de amidas e sulfatos retiram a camada natural de proteção da pele, alterando o seu equilíbrio cutâneo natural e causando o ressecamento. Portanto, devemos evitar banhos muito quentes, usar sabonetes suaves e repor a água e a gordura removidas da pele.

Cuidados ao comprar sabonetes
Deve-se procurar usar sabonetes suaves, ou seja, que não tenham em sua composição amidas ou sulfatos, que são substâncias irritantes para a pele, que além de remover a gordura natural, afetam o equilíbrio da função barreira, deixando a pele ainda mais ressecada.





Melhores hidratantes cutâneos para cuidado da pele
Após o banho, é importante recompor o manto lipídico da pele, através da aplicação de hidratantes  no corpo todo, que podem ser à base de glicerina ou a base de lipídeos (óleos vegetais) e silicones, que formam um filme protetor oclusivo sobre a pele, evitando que a água evapore, mantendo a pele hidratada. Existem também no mercado, produtos hidratantes que promovem o aumento dos canais de água, as aquaporinas, que são proteínas presentes na pele, responsáveis pelo transporte e circulação da água, proporcionado uma hidratação mais profunda.



Uma pele hidratada é caracterizada pela maciez, elasticidade e suavidade, sendo que estas características estão diretamente relacionadas ao teor de umidade do estrato córneo, a camada mais superficial da pele.

Não se esqueça neste verão da importância da água para a pele, tomando banho corretamente, usando sabonetes suaves e hidratando o corpo todo, além da ingestão de muita, muita água.


______________________________________________________________

Dicas para uma alimentação saudável:

1. Mantenha um diário alimentar. Coloque na porta da geladeira, se necessário, uma folha onde deve escrever o que come, evitando assim, o abuso de certos alimentos.

2. Coma mais cenouras. Pessoas que são mais compulsivas para comer à noite acabam comendo menos, deixando de repetir o prato, se antes de iniciar a refeição ou quando chegar em casa comer algumas pequenas cenouras.

3. Diga não aos doces. Troque por frutas desidratadas ou bananas, mas evite doces e chocolate.

4. Evite tomar bebidas alcoólicas.

5. Evite os alimentos gordurosos. Não ingira mais que 30 gramas de gordura por dia.

6. Elimine a manteiga, a margarina e a maionese de sua dieta. No lugar da maionese use mostarda e no da manteiga use queijo ou iogurte natural, ambos são pobres em gordura e em calorias.

7. Existem certos beliscos que não engordam e você pode até levar para o cinema, evitando guloseimas que se vendem nestes locais; experimente frutas desidratadas sem açúcar e crocantes e alguns biscoitos fibrosos que se vendem em farmácias de manipulação e em lojas produtos naturais.

8. Não repita uma refeição. Faça quatro ou cinco pequenas refeições por dia no lugar de uma ou duas refeições de maior quantidade; para sobremesa coma frutas ou salada de frutas no lugar dos doces.

9. Não pule o café da manhã, ou mesmo uma refeição principal, assim a vontade de beliscar fora de hora será bem menor.

10. Tome um café da manhã rico em fibras com alguma proteína, como uma mistura de cereais com leite, uma torrada de pão integral com queijo com baixo teor de gordura; isto reduz o apetite por maior tempo evitando alimentos fora de hora.

11. Algumas pessoas sentem uma grande necessidade de comer doces após o jantar. Uma boa opção é tomar uma xícara de chá sem cafeína, como chá de ervas, adoçado com um pouco de mel, no lugar do açúcar.

12. Para não comer muito antes do jantar ao chegar em casa após a faculdade ou trabalho, uma dica é comer ou beber alguma coisa antes de ir para casa, como uma fruta ou uma bebida sem açúcar, como leite desnatado, suco de frutas ou água de côco.

13. Evite os biscoitos doces. Quanto mais você os come mais vontade terá de repetir.

14. Muitas pessoas que não se contêm na alimentação à noite melhoram bastante praticando exercícios físicos neste horário, por melhorar os níveis de endorfinas no cérebro.

15. Uma sugestão para se comer menos à noite é começar a refeição com vegetais, acrescentando molho de tomate de macarronada, alho e ervas, o que lhes dá maior sabor.

16. Assim que terminar de comer escove seus dentes. Esta prática desestimula a comer de novo porque altera o sabor da comida.

17. Se você gosta de tomar leite passe a beber o desnatado; a diferença é de 16 calorias por copo em relação ao leite integral.

18. Faça uma lista de seus maus hábitos alimentares, como procurar alimentos açucarados, salgados ou frituras. Procure eliminar um de cada vez da sua dieta; será mais fácil do que retirá-los todos de uma só vez.

19. Durma bem. Quando você não dorme o tempo necessário seu organismo necessita de mais energia e você acaba comendo mais do que deve. Dormir bem ajuda a emagrecer.

20. Se você sempre tem vontade de comer fora de hora, pode usar um truque: coma uma fruta.

21. Substituir doces por banana funciona bem e ajuda a emagrecer além de ser bem nutritiva.

22. Você já experimentou as bananinhas desidratadas sem açúcar? São ótimas.

23. Troque seu refrigerante por chá, água de côco, suco de fruta ou suco de tomate. Uma lata de refrigerante contém cerca de 150 calorias enquanto um copo de suco de tomate contém apenas 30 calorias.

24. Tome água. Pegue uma garrafa de água de 250 ml e leve para a sala de aula ou em casa. Vá tomando e torne a enchê-la e tomá-la.

25. Tome chá verde pela manhã antes de praticar exercícios. O chá verde hidrata, tem propriedades antioxidantes, protege contra o câncer de pele, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura.

26. Para evitar fazer alguns beliscos desnecessários durante o dia uma boa dica é mascar chicletes sem açúcar. Além de desviar a atenção dos beliscos ainda você consegue queimar onze calorias extras por hora ao mascar chiclete.

27. Antes de comer alguma coisa extra, pergunte a você mesmo se está realmente com fome.

28. Para algumas pessoas que têm muita vontade de beliscar à noite comer picles é uma boa opção. Seu sabor forte acaba tirando a vontade de comer mais alguma coisa e tem baixo valor calórico.

29. Coma mais frutas como maçã e laranjas. Fazem bem à saúde e reduzem a vontade de comer doces.

30. Uma bela salada verde misturada com atum, sardinha ou ovo cozido, coberta com iogurte natural, bem temperada com alho e ervas, como orégano, funciona bem antes do jantar. É saudável, nutritivo e diminui aquela necessidade de comer algo que sacie rápido como pão, batata e alimentos gordurosos.

31. Se convidado para sair para jantar com amigos, ou mesmo para comer aquele espetinho de carne e farofa bem calóricos, que tal convidá-los para jantar em sua casa e fazer uma comida saudável, pobre em gordura e evitando exageros com massas e arroz. Assim, você agrada os amigos e mantém controle da situação, o que não acontece quando você come fora de casa.

32. Se tiver de comer fora de casa, procure um restaurante japonês; seu estilo alimentar é interessante, com menor quantidade de alimentos de alto valor nutricional. Outra opção são os restaurantes vegetarianos.

33. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e procure sentir bem seu sabor. Assim você comerá de forma correta facilitando sua digestão e em menor quantidade.

34. Sempre pratique exercícios.






Proteja a pele com os antioxidantes dos alimentos e cremes


Os antioxidantes têm o poder de aumentar as defesas e proteger a pele. Saiba como convocar esse exército a partir dos alimentos. O reforço também pode vir na forma de creme
Publicado em 18/07/2012Reportagem: Thaís Szegö - Edição: MdeMulher
Conteúdo  BOA FORMA

O morango ajuda a combater os radicais livres. Inclua a fruta na dieta!
Foto: Getty Images
Imagine sua pele protegida por um exército preparado para bloquear os efeitos negativos acarretados por stress, poluição, falta de sono, excesso de sol... Você já deve ter ouvido falar, porque os antioxidantes, essas substâncias de defesa, estão em alta na nutrição e na dermatologia. Presentes em alguns alimentos, especialmente em frutas como a acerola, o açaí, a amora, o morango e a romã, e na fórmula de muitos cosméticos, são capazes de controlar a ação dos radicais livres - moléculas que impedem que as células funcionem plenamente, roubam a sua vitalidade e aceleram o envelhecimento.

O assunto ganhou ainda mais destaque no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, que aconteceu em março, em San Diego, nos Estados Unidos. Segundo a dermatologista americana Zoe Draelos, da Carolina do Norte, os antioxidantes são de extrema importância num processo de envelhecimento batizado de inflamaging. Pois é, além de serem "naturalmente" nocivos, os radicais livres em excesso disparam um outro mecanismo que prejudica a saúde e a beleza: a inflamação. Num ciclo vicioso, a inflamação aumenta os radicais livres, que, mais uma vez, disparam a inflamação e daí por diante. O organismo todo sofre com isso, mas os estragos na pele são evidentes. Isso porque os radicais livres degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas e flacidez. O cabelo também fica ressecado e enfraquecido, com o risco de queda ou branqueamento precoce. Os antioxidantes seriam a solução para frear esse processo.

Antirradicais livres no prato

Um mesmo alimento pode ter mais de um antioxidante, além de vitaminas e minerais que facilitam sua absorção e utilização. "De qualquer maneira, é importante variar as escolhas", orienta a nutróloga carioca Tamara Mazaracki. Assim, você contempla o organismo com diferentes tipos de antirradicais livres. Mas tenha cuidado com algumas parcerias que não funcionam: zinco (frutos do mar) e ferro (feijão, fígado), por exemplo. "Consumidos juntos, esses minerais com ação antioxidante competem entre si, perdendo a eficácia", avisa Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. Evite também zinco e cálcio (leite, iogurte). Boas parcerias são: vitamina C (acerola, laranja) e ferro; e vitamina C e selênio (castanha-do-pará). Conheças as principais fontes de antioxidantes para montar um poderoso cardápio antirrugas.

· Vitamina A: abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, damasco seco, espinafre, fígado, manga, melão, ovo, papaia e ervilha.

· Vitamina C: acerola, brócolis, caju, couve, espinafre, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, papaia e tomate.

· Vitamina E: arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, óleos vegetais (soja, milho e algodão) e semente de girassol.

· Ácido elágico: frutas vermelhas, nozes e romã.

· Antocianinas: alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, morango e repolho roxo.

· Bioflavonoides: frutas cítricas, nozes e uvas escuras.

· Catequinas: chá verde, morango e uva.

· Isoflavona: semente de linhaça e soja.

· Licopeno: goiaba, melancia e tomate.

· Ômega 3: atum, cavalinha, salmão, sardinha, sementes de chia e de linhaça e óleos vegetais.

· Polifenóis: frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, cebola, chá verde, maçã, nozes, soja, tomate, uva roxa e vinho tinto.

· Resveratrol: cacau, uva roxa e vinho tinto.

· Selênio: aveia, aves, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes semente de girassol e trigo integral.

· Zinco: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

Antioxidantes em potes

Adicionar antirradicais livres aos cosméticos é outra tendência, aqui e lá fora. A vitamina C é um caso antigo, mas vem sendo usada em doses mais concentradas ou combinada a outros ativos, como o colágeno. "O extrato de romã e o de chá verde também estão na lista de antioxidantes de uso tópico", diz Karla Assed. Ácido ferúlico, alistin, coffeeberry, OTZ10 e ascorbosilane C também são grandes apostas para proteger e recuperar a pele dos danos provocados pelos radicais livres.



Foto: Divulgação
1. Derma Complex Vitamina C, Adcos, R$ 134*
Tem 10% de vitamina C pura, que uniformiza o tom e aumenta a elasticidade da pele, além de suavizar as rugas.

2. Improve C 20, Dermage, R$ 135*
A fórmula tem 20% de vitamina C e é absorvida rapidamente, hidratando a pele e atenuando as rugas.

3. Phloretin CF, SkinCeuticals, R$ 329*
Combina três poderosos antioxidantes em altas concentrações: phloretin, um extrato vegetal, vitamina C e ácido ferúlico. Os três agem de forma sinérgica para combater os radicais livres.



Foto: Divulgação
4. Skin Ergetic Fresh Serum, Biotherm, R$ 259*
Com extratos de brócolis, soja e outros ativos naturais, reduz o aspecto cansado do rosto e previne os sinais de envelhecimento.

5. Active C Olhos, La Roche-Posay, R$ 109*
Com vitamina C e extrato de Citrus Amara (retirado da laranja-amarga), combate as linhas ao redor dos olhos, além de amenizar as olheiras.

6. Natura Chronos 25+, Dia, Primeiros Sintomas FPS 15, Natura, R$ 59*
Graças à presença do elastinol+R, um complexo antioxidante, e dos flavonoides de passiflora, evita os primeiros sinais do envelhecimento.

*Preços pesquisados em julho/2012

Beijinhos meninas aproveitem as dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário